A Chevrolet traz um projeto inédito para inspirar mulheres a tirarem a CNH.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), apenas 35% das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) ativas no Brasil pertencem a mulheres. Essa discrepância ressalta a desigualdade no trânsito, um tema que a Chevrolet tem abordado em sua comunicação ao longo dos últimos anos através da plataforma do Tracker. Agora, a montadora planeja ir além, lançando um projeto inovador para incentivar mulheres a obterem suas CNHs e ainda oferecer financiamento gratuito para o processo.
A Chevrolet está trabalhando em parceria com Djamila Ribeiro, uma renomada filósofa, escritora, mulher negra, mãe e uma das vozes mais influentes na luta antirracista e feminista no Brasil. Apesar de ter 43 anos e ser dona de sua própria trajetória, Djamila faz parte das mais de 57 milhões de mulheres que ainda não possuem CNH. No entanto, ela decidiu mudar essa realidade e embarcar na jornada de aprendizado para dirigir. Através dessa iniciativa, a Chevrolet busca inspirar mais mulheres a conquistarem sua independência no trânsito e encorajá-las a tirar a tão importante documentação.
“Sabemos que a CNH é um instrumento importante que pode empoderar nós, mulheres, uma vez que é um sinônimo de liberdade. Por isso, estamos dando mais um passo importante no trabalho que estamos fazendo com a marca Tracker. Com essa campanha, queremos quebrar os preconceitos no trânsito. Por exemplo, só 6% dos acidentes em São Paulo são causados por mulheres, justamente por serem mais cuidadosas ao dirigir. Porém, 80% das pessoas que têm medo de dirigir, são mulheres. Essa comunicação vem para incentivar a todas a perderem esse medo e mostrar que o trânsito é lugar para todos”
Chris Rego, diretora-executiva de Marketing da GM América do Sul.
Para a elaboração desse projeto, a Chevrolet contou com a colaboração da Plano Feminino, uma consultoria especializada em gênero e diversidade que auxilia marcas na construção de diálogos envolventes, que promovem identificação e representatividade, sem recorrer à objetificação e estereótipos. O lema da campanha é “Para quem dirige a própria vida”.
A campanha será composta por um filme nacional estrelado por Djamila Ribeiro e Marcos Mion, embaixador da marca. Além disso, um grupo de influenciadoras será engajado para incentivar outras mulheres a seguirem o mesmo caminho e tirarem sua CNH.
Uma parte importante do projeto é a criação de uma websérie, onde Djamila Ribeiro mostrará o passo a passo do processo de obtenção da CNH, tornando-o mais acessível e compreensível para outras mulheres interessadas.
Talita Cardozo, diretora de criação da WMcCann, enfatiza que ter a participação de Djamila Ribeiro na criação permitiu alcançar uma narrativa muito mais autêntica e poderosa. A iniciativa vai além de uma simples campanha publicitária, representando o início de um movimento liderado pela Chevrolet em prol da sociedade.
CNH grátis para mulheres
Mais do que uma campanha, a Chevrolet anuncia que irá apoiar uma ação de financiamento coletivo junto a ONG Plano de Menina, vinculada ao Plano Feminino, que conecta meninas de periferias e as capacita profissionalmente. A iniciativa busca ser uma ação afirmativa para que mulheres que não têm condições financeiras tenham a oportunidade de tirar sua habilitação. Inicialmente, a Chevrolet irá aportar R$ 1 milhão e está convidando empresas e pessoas a contribuir, fazendo parte também deste movimento através do link: https://voaa.me/elas-direcao