Especialista revela fatos surpreendentes sobre veículos elétricos que você provavelmente não conhece
Os veículos eletrificados têm se tornado uma realidade em vários países, como Estados Unidos e China, e estão destinados a ser o futuro do transporte em todo o mundo. No entanto, no Brasil, eles ainda não são tão populares em comparação com os veículos a combustão, o que torna esse mercado uma novidade.
Além de serem um avanço tecnológico, a eletromobilidade representa uma abordagem sustentável, econômica e independente em relação ao mercado de combustíveis em crise. Apesar das preocupações dos consumidores em relação aos veículos elétricos, você sabia que eles já circulam em nossas ruas há algum tempo? Ricardo David, sócio-diretor da Elev e engenheiro eletricista com vasta experiência no setor energético brasileiro, compartilha algumas curiosidades sobre essa área.
Carregadores públicos e semipúblicos oferecem opções mais econômicas
Segundo Ricardo David, os carregadores públicos e semipúblicos podem ser ainda mais baratos do que os carregadores residenciais. Ele cita o exemplo de Salvador, onde um prédio paga cerca de R$0,96 por kWh, enquanto um carregador público ou semipúblico paga em média R$0,50 pelo mesmo kWh.
A eletromobilidade vai além dos carros
A eletromobilidade abrange não apenas carros, mas também outros veículos movidos à eletricidade, como caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, motos e bicicletas. Nas cidades brasileiras, já é comum vermos veículos de serviço elétricos realizando coletas e entregas, e nas estradas eles também estão ganhando espaço. De acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram emplacadas 602 unidades de caminhões eletrificados de janeiro a julho deste ano.
A infraestrutura para veículos elétricos no Brasil
Os veículos elétricos requerem abastecimento em eletropostos, que são estações capazes de carregar uma bateria completa em 20 minutos. Para os 100.000 carros elétricos do Brasil, há aproximadamente um carregador para cada um, principalmente em residências. Além disso, o país conta com 1.300 eletropostos públicos espalhados em locais como shoppings, mercados e estacionamentos, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos).
São Paulo lidera o número de eletropostos no Brasil, com 445 unidades, seguido pelo Rio de Janeiro, com 120, Brasília, com 90, Belo Horizonte, com 70, Curitiba, com 69, Florianópolis, com 56, Porto Alegre, com 52, Salvador, com 30, e Recife, com 29. No entanto, o Brasil ainda está atrás da China, que instalou mais de 800 mil eletropostos públicos em todo o país.
Motos elétricas facilitam o acesso à tecnologia
De acordo com dados mais recentes do IBGE, em 2021, há quase 25 milhões de motos no Brasil. As motos elétricas estão ganhando espaço no mercado, pois são mais baratas do que os carros, oferecem maior eficiência energética e são muito procuradas. No último ano, houve um crescimento de 878% nas vendas de motos elétricas em comparação com o ano anterior, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Os preços das motocicletas elétricas variam de R$10 mil a R$25 mil.
Carros elétricos são extremamente econômicos
Muitas pessoas desconhecem os benefícios econômicos dos carros elétricos, especialmente considerando os preços desses veículos no Brasil, onde os modelos mais baratos ultrapassam R$150 mil. No entanto, os carros elétricos apresentam um custo de manutenção 70% menor em comparação aos veículos movidos a combustíveis fósseis, principalmente porque possuem apenas 20% das peças. Além disso, o carregamento de um carro elétrico custa 84% menos do que abastecer um carro a combustão.