Vale a pena comprar um seminovo que já saiu de linha?

Quando o veículo deixa de ser produzido pelos fabricantes, quando ele sai de linha a desvalorização preocupa muito o proprietário do veículo. Quando o veículo para de ser produzido praticamente elimina as chances de alguém comprar aquele modelo 0 km. Não só no setor automotivo, mas em qualquer segmento, mas um produto que não é mais produzido ele é descontinuado e naturalmente ele perderá valor de mercado, e aí, vale a pena comprar um carro que está saindo de linha, ou já saiu de linha?

É preciso entender a necessidade de cada pessoa para apresentar os prós e contras desta aquisição. Se você está interessado em comprar este seminovo para uso próprio e pretende ficar de 2 a 3 anos com ele é uma oportunidade de comprar um carro com equipamentos de qualidade com excelentes condições, pois normalmente o preço deste veículo cai entre 20 a 22%. Sendo assim, você consegue adquirir um carro mais equipado por um preço mais acessível. Só é válido lembrar de conferir se aquele veículo não está saindo de linha por problemas crônicos, se for o caso, não é recomendado a compra deste seminovo.

Quando falamos sobre um carro de entrada, que já tem uma tabela de preço mais baixa a tendência é que sua desvalorização seja menor também, afinal o valor dele sempre foi mais acessível. Quando falamos de carros importados estes são mais suscetíveis à redução na oferta de peças e maior desvalorização já que normalmente há uma dificuldade maior em encontrar peças uma vez que é produzido fora do Brasil. De todo modo a compra de um fim de linha destes pode ser vantajoso pelo melhor custo X benefício uma vez que o lançamento chega as lojas em um preço mais alto e em algumas das vezes até com fila de espera.

Um quesito que sempre deverá ser pesquisado antes de uma compra dessas é identificar se o modelo desejado compartilha de seu jogo de peças com algum outro modelo que esteja em circulação, isso vai te garantir que não falte peças para o seu veículo no período que você estiver usando ele. Por mais que as montadoras sejam obrigadas a produzir itens de reposição por 10 anos após o veículo sair de linha, nem sempre esta prática atende a todos os modelos. Como isso vai de acordo com a demanda das peças deverá sempre ser uma preocupação na hora da compra de um usado que está fora de linha, ou saindo de linha.

 

Compartilhe com a gente sobre suas dúvidas e experiências sobre este assunto: