Recomendações para viagem de Carnaval 2019

Com a chegada do Carnaval, muitos mineiros optam por viajar para o litoral e aproveitar para curtir uma praia neste período.

Advertisements

As revisões do carro estão em dia para pegar a estrada? Estar com as revisões do carro em dia é fundamental para evitar transtornos durante a viagem. Veja algumas dicas Carsoul para você que vai pegar estrada neste Carnaval:

  1. Revise a mecânica do veículo com antecedência: Verifique se não há nenhuma luz de advertência do seu carro, que devem ser checadas sempre acenderem no painel do carro. Os faróis e freios devem que estar funcionando corretamente, são de extrema importância para uma direção segura. Leve o carro ao seu mecânico de confiança com um prazo médio de 10 a 15 dias de antecedência, para ter certeza de que qualquer reparo identificado pelo mecânico será realizado a tempo da viagem. Cheque os níveis de óleo e água, funcionamento dos limpadores de para-brisas e também o sistema elétrico é indispensável. É muito importante garantir que o carro esteja com todas as condições para a estrada. Para isso, faça uma revisão em uma mecânica ou em uma concessionária.
  2. Revisar pneus e estepe: Verifique o estado de conservação dos pneus. A calibragem dos pneus deverá ser feita com os pneus frios, não adianta fazer calibragem durante a viagem. Para realizar a calibragem correta verifique a informação no manual de seu carro, esta informação poderá ser diferente para cada modelo de veículo. Você sabia que a calibragem do carro está diretamente ligada à estabilidade do carro? Quando o pneu está com muita pressão, o pneu pode ficar muito duro e perder a aderência com o solo. Com a pressão muito baixa o pneu pode escapar da roda em uma curva, então devemos ter muita atenção ao verificar este item de segurança para sua viagem.
  3. Conheça/estude o caminho: É aconselhável fazer um roteiro  para o destino, por mais que nos dias atuais sempre andamos conectados a um GPS (Waze, Google Maps, outros) devemos sempre conferir o trajeto antes de viajar. O GPS é um fiel companheiro, entretanto, em estradas em pontos sem rede, ele pode ficar sem atualizar o trajeto e é possível que alguma estrada esteja interditada, algum trecho em obras, sendo assim verifique antes de sair de casa seu roteiro para não haver atrasos e erros em rotas no caminho.
  4. Veja a previsão do tempo: Consulte a previsão do tempo antes de sair de casa e verifique o funcionamento dos limpadores de para-brisa. É indicado realizar a cristalização de vidros para facilitar a visibilidade nos períodos de chuva por isso vá até sua concessionária de confiança e realize o serviço antes de pegar estrada. Com chuva, a água na pista pode gerar a aquaplanagem, que é quando o carro perde o contato com o solo. Nesse tipo de situação, o motorista precisa ficar atento ao carro da frente e verificar o rastro que o pneu deixa na água.
  5. Acomode bem a bagagem: Leve todas as malas para perto do carro e verifique sobre a melhor maneira de as colocar no porta-bagagens. Sugestão: coloque as malas de maior peso junto das costas dos bancos e distribua o peso para os lados. Certifique-se que não excedeu o peso máximo recomendado pelo fabricante e não procure não levar bagagens grandes nos bancos da frente, somente o porta-malas deverá comportar toda a sua bagagem.
  6. Evite bebidas alcoólicas: Umas das regras do Código de Trânsito Brasileiro é NÃO dirigir sob efeito de álcool. A Polícia Rodoviária Federal recomenda que se espere pelo menos 12 horas antes de dirigir após a ingestão de álcool. Conforme artigo:
    “Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer substância psicoativa que determine dependência:Infração – Gravíssima;Penalidade – Multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze)meses; Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no §40 do art. 270 da lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 – do Código de Trânsito Brasileiro.O valor da multa para motoristas que são pegos na lei seca é de R$ 293,47.
    Mas não esqueça: esse valor é multiplicado por 10, o que dá um total de R$ 2.934,70.
  7. Evite deixar a cidade na hora do rush: Procure se informar sobre os melhores horários para viajar, que costumam ser informados pela polícia rodoviária e os órgãos de trânsito das cidades. Ninguém quer começar uma viagem longa se estressando por conta do trânsito caótico. Além disso, sair no horário errado pode alongar bastante o tempo dentro do carro. Sugestão: Saia de manhã, antes das 7h, à tarde, entre 13h e 16h ou à noite, depois das 20h.
  8. Bebê à bordo: Não é só pelo risco de ser multado é que as crianças precisam ser transportadas da forma adequada. Crianças com até um ano de idade devem utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto ou conversível”. Aquelas com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha”. As crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”, junto com o cinto de três pontos. Já as com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos podem utilizar normalmente o banco traseiro e o cinto de três pontos.
  9. Motorista descansado: motorista precisa estar descansado. Fazer refeições leves ajuda a evitar sonolência. Se possível, reveze a direção do veículo com outro motorista durante o trajeto.

Não esqueçam as fantasias de Carnaval! Viaje com quem você gosta, escolha com antecedência a lista musical e não ultrapasse a velocidade permitida da via.
Bom descanso e boa folia.