Nos primeiros dias de janeiro os grandes volumes de água acabou por tomar grande parte das principais avenidas na Grande BH e em outros lugares da região sudeste.
O que fazer quando é surpreendido com um alagamento° A resposta simples é fugir dele, porém, nem sempre é simples quanto parece, na maioria das vezes o motorista vê a situação e acredita ser possível atravessar o acúmulo de água, mas por diversas causas o carro pode acabar ficando parado no lugar e, nessa altura onde começa os problemas
O que fazer?
A solução pode variar de acordo o dano sofrido, alguns casos a água entra pelas portas e encharca assoalho. Na maioria destes casos uma higienização automotiva realizada por uma empresa séria pode ser a solução, isso quando o motor e componentes elétricos não são afetados,
Os casos mais graves
Nestes casos mais graves que não basta só a higienização, pode ser que o motorista tenha feito a principal coisa que não se pode fazer entrar em velocidade na água. Quando o motorista faz, isso parte da água pode atingir os cilindros, fazendo o motor esforçar muito mais para locomover e acaba ocasionando deformidades no motor. Quando a água atinge alturas maiores, componentes elétricos e eletrônicos podem sofrer danos e, nessa altura passam a ser eles que ditam o valor do concerto do veículo.
Quanto custa o reparo de um carro que alagou?
A verdade é que o céu é o limite, os preços podem variar porque vão de uma simples higienização a até reparo de todos os componentes elétricos e motor do veículo então não tem como precisar um preço específico, algumas vezes chega ao limite de não compensar a realização do procedimento. O conselho é, caso não consiga fugir do alagamento e seu veículo tiver câmbio automático e/ou muitos gadgets e tenologia de fábrica, prepare o seu bolso e antes de realizar o procedimento faça as contas se realmente vale a pena
Como Proceder?
Em um alagamento a primeira providência a ser tomada é ligar para seguradora (se tiver uma) ou levar um mecânico para avaliar os principais problemas. É necessário que isso seja feito de imediato, porque quanto mais tempo leva, maior o estrago, a oxidação que vem após um componente metálico molhar pode piorar muito o cenário e ninguém deseja isso.
Depois disso partir para os orçamentos, mantendo fotos e fatos realize mais de um orçamento para a resolução completa do reparo, muito melhor realizar tudo em uma única oficina para evira que seu carro seja remontado diversas vezes.
Quando não realizar o reparo?
Conceitualmente considera-se total quando o custo de reparo atinge o pico de 75% do valor do veículo, já no mercado na maioria das vezes considera-se perda total quanto o painel de instrumentos é atingido, isso se dá porque quando isso ocorre, na grande maioria dos carros, vários outros componentes bem mais sensíveis já foram afetados, sendo custoso o reparo.