O Guia Definitivo Sobre Polimento Automotivo e Proteção de Pintura

Se você é dono de um carro, sabe que mantê-lo limpo e brilhante é importante para preservar sua aparência e valor. Mas com a exposição a elementos como sol, chuva e sujeira, é fácil para a pintura do seu veículo ficar danificada ao longo do tempo. Por isso o polimento automotivo e proteções de pintura são muito importantes. Neste guia, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre esses processos e como mantê-los para manter o seu carro em ótimas condições.

O que é polimento automotivo

O Guia Definitivo Sobre Polimento Automotivo e Proteção de Pintura RSA MATERIA 02 HEADER

O polimento automotivo é um processo que remove camadas superficiais de sujeira, riscos e desgaste da pintura do seu carro, desbastando a parte superior do verniz da pintura do carro. Ele ajuda a recuperar a cor e brilho original da pintura e a prepará-la para receber uma camada de proteção. O polimento pode ser feito manualmente ou com a ajuda de máquinas especializadas, sempre realizado por alguém que entende do procedimento, dependendo do tipo e da gravidade dos danos na pintura.

Existem três tipos principais de polimento: corretivo, final e de manutenção. O polimento corretivo é realizado para remover riscos profundos e manchas na pintura. O polimento final é realizado para restaurar o brilho e a cor da pintura. O polimento de manutenção costuma ser realizado com alguma frequência em veículos sem Nano Proteção com o objetivo para manter a aparência da pintura.

Etapas de um Polimento Simples:

  1. Preparação: Lavar cuidadosamente o carro para remover sujeira e resíduos da superfície da pintura. Secar completamente antes de começar a polir.
  2. Escolha do produto: Escolha um polimento corretivo específico para a sua necessidade, considerando o tipo de risco ou imperfeição na superfície da pintura.
  3. Aplicação: Aplique o polimento corretivo em uma área pequena da superfície da pintura, utilizando uma esponja de polimento. Polir suavemente em círculos até que o risco ou imperfeição desapareça.
  4. Verificação: Verifique a superfície da pintura após a polimento para garantir que a cor e a textura estejam uniformes e que não há marcas de polimento.
  5. Enxágue: Enxágue a superfície da pintura com água limpa para remover quaisquer resíduos de polimento.
  6. Finalização: Aplique uma camada de proteção, como cera ou cerâmica, para preservar a superfície da pintura após o polimento corretivo.

Apesar do procedimento de polimento acima ser simples, é comum pessoas despreparadas para o procedimento acabarem por deixar marcas profundas na pintura, após tentar fazer um procedimento de correção sem a devida cautela, aumentando o prejuízo, por isso recomendamos que todo polimento deve ser realizado por profissionais que entendam de polimento e de pintura automotiva.

O Polimento acaba por deixar a camada de verniz da pintura cada vez mais fina aumentando a exposição à intempéries e agentes químicos. Para se livrar de ter que polir com frequência são realizadas as proteções de pintura

Proteção de pintura

A proteção de pintura é um processo que ajuda a proteger a pintura do seu carro contra elementos como sol, chuva, sujeira e intempéries. Isso é feito aplicando uma camada de selantes ou revestimentos químicos especiais sobre a pintura. Estas proteções de pintura ajudam a evitar riscos e manchas, bem como manter a cor e brilho da pintura.

Tipos de proteção de pintura

Existem três tipos principais de proteção de pintura: cera, selante e revestimento químico. A cera é a opção mais comum e é aplicada manualmente sobre a pintura, após o polimento. O selante é uma opção um pouco mais durável do que as ceras e é aplicado por profissionais com a ajuda de máquinas especializadas em alguns casos, o selante pode ter um custo x benefício menor do que um revestimento químico. Já o revestimento químico é a opção mais durável e resistente, ele precisa ser aplicado com a ajuda de profissionais especializados e no formato indicado para o verniz específico de cada veículo.

Entre os revestimentos químicos, um dos mais atuais é a Nano Proteção de Pintura, ela é muito duradoura e eficaz quando aplicada por profissionais experientes.

O Guia Definitivo Sobre Polimento Automotivo e Proteção de Pintura RSA MATERIA 02 IMAGEM 02

Nano Proteção de Pintura:

Os revestimentos nano são feitos de moléculas muito pequenas, que se aderem de forma uniforme e segura à superfície da pintura do carro, criando uma barreira protetora e invisível. Além disso, estes revestimentos também são resistentes aos raios UV, prevenindo o desvanecimento e a descoloração da pintura.

O procedimento geralmente dura algumas horas para a aplicação e a maioria dos compostos já estão completamente aderidos ao verniz do veículo em 48 horas, já entregando toda a proteção que oferece.

Polimento Automotivo ou Nano Proteção:

CaracterísticasPolimento AutomotivoNano Proteção
ObjetivoRemover riscos e imperfeiçõesProteger e preservar a superfície da pintura
Tempo de DuraçãoAté 1 anoAté 2 anos ou mais
CustoMédio a altoAlto
Efeito visualBrilho intenso e acabamento uniformeBrilho de novo e acabamento protegido
Frequência de manutençãoAnualA cada 2 anos ou a critério do dono do veículo
Efeito na superfície da pinturaPode deixar marcas de polimentoNão deixa marcas ou manchas
RecomendaçãoPara carros que precisam de reparo na pintura ou com poucos riscosPara carros novos para proteger de danos na pintura e carros antigos que ainda não tiveram a camada de tinta atingida imperfeições.

Observação: O tempo de duração e o custo podem variar de acordo com as condições

Veja algumas dicas para cuidar da pintura do seu carro

  1. Lave o carro regularmente com água e shampoo automotivo neutro, específico para carros.
  2. Evite estacionar o carro sob árvores, pois a queda de folhas pode deixar manchas na superfície de pintura.
  3. Aplique uma camada de cera, selante ou nano proteção para proteger a pintura contra chuva ácida e facilitar a limpeza.
  4. Utilize uma toalha de lavagem de microfibra e evite esfregar a superfície da pintura com força.
  5. Não lave o carro com pressão excessiva, pois isso pode danificar a superfície de pintura.
  6. Remova imediatamente qualquer mancha ou sujeira da superfície de pintura para evitar arranhões.
  7. Tenha cuidado ao abastecer o veículo, pois os derrames de combustível podem danificar a superfície de pintura.
  8. Se possível, estacione o carro em um local coberto para evitar danos causados ​​pelo sol e pela chuva.

Lembre-se de que polimento e proteção de pintura são cuidados essenciais de um veículo e são importantes para preservar o valor e a aparência do seu carro. Seguir essas dicas de cuidado de pintura pode ajudar a manter seu veículo brilhante e protegido por muitos anos.