Versão esportiva do modelo 100% elétrico da Volkswagen está em testes e deve chegar em 2024 com quase 300 cv de potência
O mundo automotivo está em constante transformação e a Volkswagen está liderando essa revolução com maestria. Embora nunca tenha existido uma lendária Kombi GTI, a marca está prestes a redefinir o conceito de desempenho com o aguardado lançamento do ID.Buzz GTX. Neste artigo, exploraremos as emoções por trás desse modelo de alta performance, que simboliza não apenas a evolução tecnológica, mas também a celebração de um ícone do passado.
O Sucessor Eletrificado da Kombi
A Kombi marcou uma era no Brasil, deixando saudade e memórias de uma época dourada. Embora nunca tenha existido uma versão esportiva da Kombi para os fãs da velocidade, a Volkswagen está preparando uma surpresa emocionante. O ID.Buzz GTX, uma versão de alta performance do ID.Buzz totalmente elétrico, está em desenvolvimento para preencher esse vazio de desempenho e reviver a essência da Kombi GTI que nunca tivemos.
Um Olhar sem Disfarces
O ID.Buzz GTX já está provocando frenesi entre os entusiastas. O modelo foi flagrado recentemente pela equipe da Automedia, sem qualquer camuflagem, durante os testes. Esse flagra evidente nos dá uma visão clara do que está por vir e nos faz antever que o lançamento está se aproximando rapidamente. As expectativas são de que o ID.Buzz GTX estará oficialmente disponível para o público até o ano de 2024.
A Marca GTX: Performance Elevada
A nomenclatura “GTX” agora representa um novo capítulo na história dos elétricos de alta performance da Volkswagen. O ID.Buzz GTX não é exceção, trazendo consigo uma promessa de desempenho eletrizante. Equipado com tecnologia de ponta e motores elétricos de última geração, o modelo está destinado a oferecer uma aceleração instantânea e uma experiência de condução que redefine os padrões convencionais dos veículos elétricos.
Sustentabilidade e Estilo Integrados
Além do seu poderoso desempenho, o ID.Buzz GTX encarna o compromisso da Volkswagen com a mobilidade sustentável. Enquanto a Kombi original dependia de combustíveis fósseis, o ID.Buzz GTX é totalmente elétrico, contribuindo para a redução das emissões de carbono e para um futuro mais limpo. Com um design elegante que funde elementos icônicos do passado com uma abordagem moderna, o ID.Buzz GTX é um reflexo da união entre estilo e responsabilidade ambiental.
Desvendando as Especificações
Sob sua carroceria, o ID.Buzz GTX é construído sobre a plataforma MEB, feita especialmente para veículos elétricos. Espera-se que esteja disponível em opções de carroceria curta ou longa. A configuração mecânica inclui dois motores elétricos, um em cada eixo, proporcionando uma potência máxima combinada de 299 cv e um torque instantâneo de 46,9 kgf.m. Sua aceleração de 0 a 100 km/h está projetada para ser uma experiência emocionante em menos de 7 segundos, destacando seu caráter esportivo. A velocidade máxima, por sua vez, é limitada a 160 km/h. Quanto às baterias, o ID.Buzz GTX oferecerá opções de capacidade variando entre 77 kWh e 86 kWh, proporcionando autonomia estimada entre 400 e 500 quilômetros.
Transformando o Ícone: A Kombi com o Coração de um Porsche
No cenário automotivo histórico, voltamos nossos olhos para o ano de 1984, quando o Volkswagen T3 entrou em cena como o sucessor da Kombi em diversos mercados globais. No entanto, algo especial aconteceu naquele momento: uma série limitada do T3 foi lançada, equipada com o icônico motor boxer do Porsche 911 Carrera. Essa integração resultou em um notável aumento de potência, atingindo 231 cv naquela era.
Os ecos dessa colaboração distinta reverberam até hoje, e uma verdadeira preciosidade automotiva foi preservada. Recentemente, uma única unidade dessa série especial foi avaliada em quase R$ 2 milhões. O valor atribuído a esse veículo vai muito além da sua propulsão pelo motor de um dos esportivos mais reverenciados em toda a história.
O Porsche B32: Quando a Kombi Encontrou o Toque Porsche
Introduzindo um capítulo cativante no mundo automotivo, o Porsche B32 emerge como uma criação distintiva, fabricada não pela Volkswagen, mas sim diretamente pela Porsche. Nesse cenário exclusivo, somente sete exemplares viram a luz do dia. Mais do que um mero ajuste de motor, o Porsche B32 presenciou a meticulosa revisão das suspensões e dos freios pela mesma equipe por trás do lendário Porsche 911.
O fruto desse labor engenhoso se traduz em uma conquista notável: a aceleração de zero a 100 km/h em meros 8 segundos. Contudo, isso é apenas o prelúdio da história. O Porsche B32 desafiou as expectativas ao conquistar uma velocidade máxima impressionante de 185 km/h, redefinindo os limites daquilo que se poderia esperar de uma Kombi, ou melhor, do Porsche B32.