Quantas vezes você imaginou chegar ao seu destino antes mesmo do horário estimado pelo seu aplicativo de navegação? Não estamos aqui para julgar, afinal, todos já sucumbimos a esse desafio pelo menos uma vez. No universo automotivo, dois modelos despertam o espírito esportivo, adicionando uma pitada de adrenalina ao dia a dia: Fiat Pulse Abarth e VW Polo GTS.
Estes não são carros esportivos puros, mas sim modelos de produção que receberam ajustes para proporcionar um desempenho aprimorado, dirigibilidade mais envolvente e um visual marcante. Embora não liderem as vendas de suas respectivas marcas, trazem consigo um apelo especial para aqueles que buscam algo mais emocionante nas concessionárias, mesmo com um preço de entrada de aproximadamente R$ 150 mil.
1. Bases Compartilhadas, Mas com Toque Esportivo:
Ambos, o Polo GTS e o Pulse Abarth, compartilham origens em compactos mais simples, como o Polo Track e o Pulse Drive. No entanto, receberam uma dose extra de tempero para melhorar o desempenho. Motores mais potentes, ajustes na suspensão, direção mais responsiva e um design repaginado, ambos surgem como opções esportivas acessíveis.
2. Visual: Duas Personalidades Distintas:
O Polo GTS adota uma abordagem mais discreta, com faróis em LEDs Matrix, rodas de 18″, e detalhes GTS nos para-lamas. O Pulse Abarth, por outro lado, abraça o exagero com faixas vermelhas, rodas de 17″ (ou opcionais de 18″) e o distintivo escorpião da Abarth. Ambos oferecem interiores diferenciados, com o GTS ostentando bancos envolventes e detalhes vermelhos, enquanto o Abarth abraça o vermelho com ainda mais intensidade.
3. Fiat vs VW Desempenho e Engenharia: O Coração do Espírito Esportivo:
O Polo GTS, equipado com um motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, recebeu aprimoramentos na suspensão e direção. Por outro lado, o Pulse Abarth apresenta um motor 1.3 turbo mais moderno, produzindo até 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Ambos oferecem uma experiência emocionante, mas cada um com sua própria personalidade. O GTS é mais antigo, mas a rigidez da plataforma MQB-A0 contribui para uma dinâmica mais refinada. Já o Abarth entrega um desempenho surpreendente, destacando-se com um ronco de escape mais encorpado.
4. Usabilidade Diária e Conforto: O Equilíbrio Necessário:
Ambos os modelos não sacrificam a usabilidade diária. Apesar das suspensões mais firmes e pneus de perfil baixo, mantêm-se confortáveis o suficiente para o uso cotidiano. O Polo GTS oferece modos de condução, enquanto o Pulse Abarth, com seu modo “Poison”, se destaca pela sua abordagem mais intensa. Em termos de espaço interno e conforto, ambos são bem equilibrados, oferecendo características como saídas de ar-condicionado para os bancos traseiros, ar-condicionado automático, chave presencial, e multimídia com espelhamento sem fio.
5. A Decisão: Emoção vs. Racionalidade:
A decisão entre o Pulse Abarth e o Polo GTS não é fácil. Ambos custam cerca de R$ 149.990 e oferecem uma mistura única de emoção e racionalidade. O Pulse Abarth impressiona com sua potência e completude, enquanto o Polo GTS destaca-se pela construção sólida e design mais discreto. A escolha final dependerá do apetite de cada motorista por aventuras esportivas e do equilíbrio desejado entre emoção e racionalidade. Em última análise, esses modelos não são apenas carros; são convites para experiências emocionantes em cada viagem, desafiando a monotonia da rotina diária.
Fichas técnicas
Fiat Pulse Abarth 1.3T | VW Polo GTS 1.4T | |
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.332 cm3, comando simples com variador no escape e MultiAir na admissão, injeção direta, turbo, flex | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm3, duplo comando de válvulas com variador na admissão e escape, injeção direta, turbo, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 180/185 cv a 5.750 rpm; 27,5 kgfm a 1.750 rpm | 150 cv de 4.500 a 5.000 rpm (E)/ 5.000 a 5.250 rpm (G); 25,5 kgfm de 1.500 a 4.000 rpm (E)/ 1.500 a 3.800 rpm (G) |
TRANSMISSÃO | automática de 6 marchas; tração dianteira | automática de 6 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO E RODAS | McPherson na dianteira; eixo de torção na traseira; rodas de 17″ com pneus 215/50 R17 | McPherson na dianteira; eixo de torção na traseira; rodas de 18″ com pneus 205/45 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira |
PESO | 1.281 kg em ordem de marcha | 1.220 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.115 mm, largura 1.777 mm, altura 1.544 mm, entre-eixos 2.532 mm; | comprimento 4.074 mm, largura 1.751 mm, altura 1.481 mm, entre-eixos 2.566 mm |
CAPACIDADES | tanque 47 litros; porta-malas 370 litros (líquidos) | tanque 49 litros; porta-malas 300 litros (VDA) |
PREÇO | R$ 149.990 | R$ 149.990 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (etanol) | ||
---|---|---|
Fiat Pulse Abarth | VW Polo GTS 1.4T | |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 3,5 s | 3,8 s |
0 a 80 km/h | 5,2 s | 5,7 s |
0 a 100 km/h | 7,5 s | 8,5 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em S | 5,7 s | 6,0 s |
80 a 120 km/h em S | 5,0 s | 5,6 s |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 8,3 km/l | 8,4 km/l |
Ciclo estrada | 11,5 km/l | 11,0 km/l |