Imagine a seguinte situação: você está dirigindo pela estrada, talvez um pouco acima do limite de velocidade, quando avista um agente de trânsito segurando uma pistola de radar. Nesse momento, você sabe que reduzir a velocidade não vai adiantar, pois o agente já está mirando o radar em sua direção. Sua infração de trânsito está prestes a ser registrada. Essa cena é familiar para muitos de nós, mas as tecnologias de fiscalização de velocidade estão evoluindo rapidamente, e uma das mais recentes inovações é o radar Trucam, fabricado pela Lasertech.
As pistolas de radar tradicionais usadas pelas autoridades têm suas limitações quando se trata de detectar e registrar infrações de velocidade. No entanto, o Trucam é um verdadeiro avanço em comparação com esses dispositivos convencionais. É praticamente um “AESA” (radar de varredura sintética ativa) em comparação com os antigos radares monopulso. Vamos explorar as capacidades impressionantes deste radar e como ele está transformando a fiscalização de velocidade nas estradas.
Detectando até 30 Carros por Minuto
Uma das características mais notáveis do radar Trucam é sua incrível capacidade de detectar veículos em alta velocidade. Enquanto as pistolas de radar convencionais têm dificuldade em rastrear múltiplos veículos simultaneamente, o Trucam pode identificar até três alvos por segundo. Isso significa que ele pode rastrear e registrar infrações de velocidade de até 30 veículos por minuto. Em um mundo onde cada segundo conta, essa é uma vantagem notável na aplicação da lei de trânsito.
Alcance de 650 Metros e Classificação de Veículos
O Trucam não apenas detecta veículos rapidamente, mas também tem um alcance impressionante de 650 metros. Isso significa que ele pode identificar e classificar os veículos à distância, determinando suas velocidades em relação aos limites de velocidade da estrada. Além disso, o radar é capaz de medir a distância entre os veículos, fornecendo informações cruciais para garantir a segurança nas estradas.
Uma característica adicional que torna o Trucam tão eficaz é sua capacidade de classificar os veículos de acordo com seu tamanho. Isso permite que o radar ajuste automaticamente os limites de velocidade com base no tipo de veículo. Por exemplo, um veículo de carga pesada terá um limite de velocidade diferente de um carro de passeio. Essa capacidade de classificação ajuda a garantir que as infrações sejam registradas com precisão.
Banco de Dados e Levantamentos Estatísticos
Além de detectar infrações de velocidade, o Trucam também coleta dados valiosos sobre o tráfego nas estradas. Ele gera um banco de dados que inclui levantamentos estatísticos e quantitativos sobre o comportamento dos motoristas. Isso pode ser usado para melhorar a segurança nas estradas e tomar decisões informadas sobre limites de velocidade e medidas de fiscalização.
Imagens e Vídeos das Infrações no trânsito
O Trucam não se limita a registrar infrações por meio de dados numéricos. Ele também é capaz de gerar imagens do veículo infrator, proporcionando uma evidência visual clara da infração. Além disso, ele produz vídeos que capturam o momento da infração, tornando a aplicação da lei de trânsito ainda mais eficaz.
Limitações Legais do Radar Trucam
Embora o Trucam seja uma ferramenta poderosa na fiscalização de velocidade, ele está sujeito a limitações legais. A Resolução 798 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece diretrizes para o uso desses dispositivos. Nas cidades e em trechos de vias rurais com características urbanas, o espaço entre dois radares de fiscalização eletrônica deve ser de pelo menos 500 metros. Em vias rápidas e trechos rurais, esse espaço deve ser de no mínimo 2 quilômetros. Quando há variação de limite de velocidade, o espaçamento mínimo entre os dispositivos aumenta para 5 quilômetros.
Essas regulamentações visam garantir que a fiscalização de velocidade seja realizada de maneira justa e eficaz, evitando armadilhas de velocidade excessiva e garantindo a segurança dos motoristas.
Conclusão
O radar Trucam é uma inovação impressionante no campo da fiscalização de velocidade. Com sua capacidade de detectar e registrar até 30 veículos por minuto, alcance de 650 metros e recursos avançados de classificação, ele está transformando a maneira como a lei de trânsito é aplicada. Além disso, sua capacidade de coletar dados estatísticos e gerar imagens e vídeos das infrações torna-o uma ferramenta versátil para melhorar a segurança nas estradas.