Atualmente procuramos soluções rápidas e baratas para os nossos problemas não é mesmo? Na correria do dia-a-dia é prático levar o seu carro para abastecer e já realizar alguns outros serviços dentro do posto de gasolina, certo?
Não! Não é recomendado realizar lavagem de veículos em postos de gasolina.
As máquinas dos rolos de posto na maioria das vezes não recebem a manutenção periódica adequada. Os materiais de limpeza da máquina como as esponjas e o xampu são equipamentos de uso para todos os tipos de veículos, sejam eles carros de passeio, veículos de mineradoras, de construtoras e demais utilitários. Quando este tipo de lava jato realiza a limpeza de seu veículo ele utiliza o mesmo material e produtos para toda a extensão do carro, o que pode danificar a lataria. Para uma lavagem correta e de qualidade é recomendado uso de esponjas diferentes para a extensão de cima do veículo, outra para as saias laterais e para-choques e outra para pneus. Cada parte do veículo fica suja por um contaminante diferente, como, por exemplo, a parte de baixo do carro fica áspera e com acúmulo de lama asfáltica e deve ser limpo com o material específico para aquele local, caso contrário aquela sujeira é levada pela esponja para outras partes da superfície arranhando assim a lataria do carro.
O shampoo automotivo utilizado na maioria dos postos e nos rolos de posto contém abrasivos para remoção rápida de sujeiras impregnadas na pintura, o que pode remover a proteção de pintura, quando aplicada ou agredir o verniz original do carro removendo com o tempo, o brilho e a proteção.
Cada etapa do processo de lavagem do carro precisa ser realizada com o produto correto e com o material adequado, desde o xampu que a recomendação é o uso do neutro até as esponjas, buchas, até as flanelas, pois até forma de aplicação do pretinho de pneu e a secagem feita incorretamente pode agredir a pintura automotiva.
Gostou das dicas Carsoul? Se inscreva também em nosso canal do Youtube